domingo, 23 de novembro de 2008

Psi20 - Junto aos mínimos...


O Psi20 fechou a semana anterior muito próximo dos mínimos anteriores. Como tenho dito não é importante nem é meu objectivo tentar prever se um suporte ou resistência vão ou não ser quebrados, o que interessa é perceber as tendências e os níveis importantes a ter em conta para agir de acordo com os sinais que os gráficos nos vão dando. Desta forma não faço a mínima idéia se vamos ou não ter novos mínimos mas parece-me que as probabilidades do "sim" são bem maiores do que as do "não".

O bom disto é que, quem está fora do mercado, tem apenas de observar a evolução dos mercados com calma, os níveis de resistência que podem alterar alguma coisa, caso sejam quebrados, estão ainda muito longe, por isso dificilmente teremos alterações significativas nos próximos dias.

No gráfico coloquei os níveis de resistência de que tenho falado, 7000/7500 (resistência de curto prazo) e 8000/8900 (resistência de longo prazo)... de qualquer forma não me surpreenderá nada se daqui a algum tempo esteja aqui a referir, como referências, valores mais baixos que estes.


TENDÊNCIAS
Curto prazo: Baixa;
Médio prazo: Baixa;
Longo prazo: Baixa;

POSIÇÕES NO MERCADO
Médio/longo prazo: Portucel;
Curto prazo; 100% líquido;

Boa semana para todos

sábado, 15 de novembro de 2008

4.1 Pontos de entrada - A referência


Este texto tem já foi escrito no final de 2008. Hoje já não uso esta simbologia no meu gráfico. Ainda assim, de uma forma talvez mais intuitiva, continuo a seguir bastante do que aqui está escrito. Parece-me sobretudo que pode ser importante para quem se está a iniciar nos mercados!

Para explicar o que me leva a entrar no mercado deverei em primeiro falar da referência principal. Considerando que invisto apenas em posições longas e que não vivo para a bolsa, senti necessidade de encontrar uma referência, algo que tem sobretudo o objectivo de me manter fora dos mercados nas fases bear. Isto em termos gerais pode fazer fácil mas operacionalizá-lo de uma forma prática já não seria tanto. Desta forma construí o organigrama abaixo que, através da análise do índice de referência (o Psi-20 no caso da bolsa portuguesa) me permite encontrar a minha forma de estar no mercado.


Como já disse atrás, o maior objectivo desta ferramenta é manter-me fora dos mercados nas fases bear. Todos sabemos que nessas fases, com posições longas, é muito difícil conseguirmos ter uma rentabilidade positiva, mesmo que consigamos, nunca será muito expressiva e será conseguida à custa de riscos elevados, muito trabalho e stress, que julgo não se justificam, sobretudo para quem tem outras actividades que nada dependem dos mercados de capitais.

Como também devem saber, no mercado português é muito raro um título contrariar um mercado bear. Assim construí esta ferramenta que através da análise do índice Psi-20 estabelece, de uma forma objectiva, como devo olhar para o mercado, se devo ficar fora sem pensar em mais nada, se devo pensar entrar embora só o faça em situações de risco claramente reduzido, ou se deva procurar "obsessivamente" títulos onde entrar.
Ainda assim é importante perceber que esta ferramenta é apenas uma referência, teremos depois de procurar títulos em situação interessante para entrar, quando ela nos "disser" para o fazer.
No gráfico abaixo indicado é apresentado um estudo da aplicação da ferramenta aos últimos 8 anos do Psi-20. Como podemos ver esta manter-nos-ia fora dos mercados nos períodos bear, zonas vermelhas...

Outra coisa que podemos ver no gráfico é a velocidade assustadora deste Bear Market, até agora sem uma única zona laranja e com uma queda brutal num periodo mais relativamente curto... curiosamente, este gráfico não tem as duas últimas sessões onde aparecerá já uma zona laranja!
Este texto é provisório pelo que no futuro poderei alterá-lo/completá-lo!

Artigos relacionados:
1- A minha estratégia - Introdução
2 - A minha estratégia - Prazo de investimento
3 - A minha estratégia - Os stop loss


Psi20 - Tudo na mesma...


Mais duas semanas e o Psi20 continua a não dar sinais importantes de inversão, nem de curto prazo. Mesmo não tendo caído tanto como os índices americanos continua a não conseguir quebrar resistências importantes que me indiquem alterações significativas na tendência do mercado. Voltou a ir perto da zona de resistência de curto prazo que referi na analise anterior, nos 7200/7500 pontos, mas voltou a perder força recuando para perto dos 6500 pontos.

Nestas condições continuo a manter-me fora dos mercados, continuo a pensar que os riscos são demasiado grandes. A minha experiência diz-me que nos mercados ganha-se muito e com facilidade em mercados Bull e que, para além de mais stressante, é muito difícil e trabalhoso conseguir ganhar em mercados Bear, pelo menos investindo apenas em posições longas! Tendo eu outras actividades não estou disponível para remar contra a maré... os tempos de crise são bons para reflectir e dar tempo ao que esquecemos quando andamos demasiado envolvidos com os mercados, à família por exemplo!!

TENDÊNCIAS
Curto prazo: Baixa/Lateral;
Médio prazo: Baixa;
Longo prazo: Baixa;

POSIÇÕES NO MERCADO
Médio/longo prazo: Portucel;
Curto prazo: 100% líquido;

Boa semana para todos

domingo, 2 de novembro de 2008

Psi20 - Ressalto 2


O índice português, e os mercados mundiais em geral, mantêm a tendência de queda que os tem guiado no último ano. Não escrevi nada na semana anterior porque não há alterações significativas na minha análise do mercado nacional. Arrisco-me até a dizer que dificilmente haverá mudanças significativas na tendência dominante dos mercados nos próximos tempos, embora não seja minha tarefa adivinhar o futuro, parece-me neste momento difícil que os mercados consigam quebrar brevemente uma resistência importante. Ainda assim poderá haver alterações na tendência de curto prazo que, na minha forma de investir, permite algumas entradas pontuais, em situações muito específicas e sem correr muitos riscos.

Na minha opinião haveria alterações significativas na tendência dominante dos mercados, se o índice conseguisse quebrar a zona dos 7250/7500 pontos. Se isso não acontecer (acho difícil que o consiga fazer num futuro próximo) podemos consolidar acima dos mínimos anteriores e criar condições para a criação de um fundo, ou podemos fazer novos mínimos!

Muitos poderão dizer que até à resistência que indico o índice terá de subir mais de 10% e que estamos a perder uma boa parte das subidas. Isso é verdade, mas também não é menos verdade que, quem entra agora, está a correr riscos bem maiores do que quando o mercado está a subir. Se, com os mercados em queda, conseguirem definir uma estratégia que vos permita ganhar em bolsa, ponham-na em prática. A minha estratégia adequa-se à minha forma de ser, à minha vida pessoal e profissional, à minha forma de ver os mercados. De qualquer forma é importante termos consciência de que os riscos são agora bem maiores e o potencial bem menor (acho que já devo ter escrito isto umas poucas de vezes !)

TENDÊNCIAS
Longo prazo: Baixa;
Médio prazo: Baixa;
Curto prazo: Baixa;

POSIÇÕES NO MERCADO:
Médio/longo prazo: Portucel;
Curto prazo: 100% líquido;

Boa semana para todos