domingo, 28 de dezembro de 2008

Psi20 - Range apertado

Não há grandes alterações relativamente à minha última análise, o índice tem transaccionado num range apertado de onde não sai há mais de um mês! Uma quebra de este range, em alta ou baixa, poderá originar um movimento interessante de curtíssimo prazo. De qualquer forma a tendência dominante mantêm-se de baixa e estamos ainda longe de podermos falar em sinais inversão...

Continuo a não ver razões para entrar no mercado embora o facto de a volatilidade ter descido bastante faça com que se corram agora menos riscos do que anteriormente, ainda assim, na minha opinião, estes continuam a não compensar o potencial bastante limitado que qualquer entrada tem neste momento...

TÍTULO EM DESTAQUE
EDPr - A EDP Renováveis fez um movimento clássico de inversão de tendência um chamado "pivot de inversão" que no entanto está a ser posto em causa podendo tratar-se de um "falso break"!

Um movimento de inversão é sempre um processo e raramente se pode garantir com poucas sessões. Neste caso temos ainda um outro contra forte, a tendência do índice de referência, o PSI20, ainda é claramente de queda e é difícil um título manter um tendência oposta à dominante!

Referi nos fóruns que podia ser uma estratégia interessante entrar na EDPr junto aos 5 euros e colocar um stop entre os 4.75 e os 4.85 euros, embora o forte contra da situação do índice me fizesse não entrar. Neste momento parece-me que a inversão está para já com fortes possibilidades de ser posta em causa, mesmo que não o seja, é sempre arriscado negociar posições longas com o índice de referência em queda!

Esta semana conto colocar aqui mais um texto da minha estratégia, o primeiro que fala na definição dos pontos de entrada no mercado...

TENDÊNCIAS
Curto prazo: Baixa/lateral;
Médio prazo: Baixa;
Longo prazo: Baixa.

POSIÇÕES NO MERCADO
Médio/longo prazo: Portucel;
Curto prazo:100% líquido.

Boa semana para todos

domingo, 14 de dezembro de 2008

Psi20 - Inalterado...

Esta semana estive para não fazer a actualização do gráfico já que permanece tudo inalterado em relação à semana anterior, com subidas e descidas esta semana fechámos pouco mais de 1% acima do fecho da semana anterior. Mas importante que isso não quebrámos nenhuma das barreiras importantes que defini, nem sequer as de curtíssimo prazo!


Assim, enquanto o mercado se mantiver a negociar numa tendência clara de queda, continuo a não ver razões para entrar nele!

Uma quebra dos 6300 pontos seria um sinal de inversão de curtissimo prazo e podem, com algumas reservas, dar-me alguma confiança para eventualmente entrar, se encontrar um título que tecnicamente me permita correr poucos riscos! Mas não será nunca um sinal importante ou decisivo!

boa semana para todos

domingo, 7 de dezembro de 2008

Psi20 - Avaliação de desempenho!


Como podemos verificar no gráfico do Psi20, não há muitas alterações no desempenho do mercado nacional que continua entre os 5800 (mínimos de Outubro) e os 7000 pontos (topo do ressalto seguinte. Salientar apenas a definição de uma pequena resistência de curtíssimo prazo nos 6300 pontos que, caso seja quebrada, poderá levar o índice a atacar de novo a importante resistência dos 7000 pontos! Ainda assim será um sinal técnico menos fiável, mas que poderá ser aproveitado caso se encontre algum título com uma relação potencial risco relativamente interessante, sendo certo que em termos de mercado ainda não estão reunidas as condições ideais de negociação em posições longas!

O índice fechou a semana pouco mais de 200 pontos acima dos mínimos anteriores encontrando-se assim numa situação relativamente frágil.

Sendo assim não altero em nada o que tenho dito desde há uns meses para cá, muitos falam já no regresso do bull market mas, olhando para o gráfico, não observo qualquer sinal que sustente esta afirmação. Assim, enquanto não vir no gráfico algum sinal de que algo está a mudar manter-me-ei fora do mercado.

TENDÊNCIAS
Curto prazo: Baixa;
Médio prazo: Baixa;
Longo prazo: Baixa.

POSIÇÕES NO MERCADO
Médio/longo prazo: Portucel;
Curto prazo: 100% líquido.

Boa semana para todos