segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Psi20 - O Touro está de volta?

Mais de dois anos depois volto a escrever no Blogue, palpita-me que vou ter bastante tempo para o fazer nos próximos meses!
Vou tentar escrever textos mais telegráficos, com indicações simples, sem muita conversa...

Nas últimas sessões o Psi20 deu indicações de poder estar a inverter do longo periodos de quedas violentas que teve nos últimos anos. Para já quebrou o topo anterior, encaminhando-se para a zona dos 5100/5250. Se conseguir quebrar esta zona de resistência confirma, com relativa segurança, o início de um novo Bull market...




Se investisse em produtos que replicam índices, provavemente teria entrado no Psi na quebra dos 4950 pontos, colocando um stop na zona dos 4750/4800! Como não invisto neste tipo de produtos, tenho olhado sobretudo para os gráficos dos títulos cotados, esquecendo os menos líquidos, por razões óbvias, prefiro deixá-los de fora! Muitas ações da praça portuguesa mostram também já sinais interessantes de inversão. Entrei na Sonae (na casa dos 46 cêntimos) e na PT (perto dos 3.80 com reforço ontem a 3.875). Tentei a Altri mas as ordens que deixei no sistema nunca se realizaram.

Já agora, na banca, claramente o BPI é o que me parece mais forte neste momento, sendo que, ainda mais claramente, o BCP é o que está com menos força, certamente por causa do Aumento de Capital que está para breve...

9 comentários:

Anónimo disse...

Penso que o aumento de capital no BCP, não irá favorecer as cotações da banca nem o desempenho do Psi!...

João Cardoso

Anónimo disse...

As correções estarão para breve...

artista disse...

O Ajuste que o BCP fará devido ao Aumento de Capital não terá qualquer efeito no Psi20. Uma eventual queda das cotações, antes ou depois do ajuste, pode prejudicar a evolução do índice, da mesma forma que uma subida das cotações ajudará o índice... mas não me parece que seja por causa do BCP que o índice vai evoluir neste ou naquele sentido!

"As correções estão para breve" não quer dizer absolutamente nada. O que é que é breve? Em que tipo de correção estás a pensar? e os argumentos para essa opinião?! :))

Anónimo disse...

Breve, no sentido de que o índice Psi está a aproximar-se da zona de resistência dos 5150 pontos, e algumas vezes, essas mesmas correções poderão coincidir com alguns eventos, neste caso, o aumento de capital no BCP...

Cumprimentos,
João Cardoso

Anónimo disse...

Palpita-me que, a curto prazo, o indice psi20 vai voltar a quebrar negativamente a barreira dos 4900p. O indice beneficiou de um periodo de baixa liquidez do mês de Agosto, que como já se sabe, origina a que as cotações variem muito com supostos "rumores" antes de haver certezas. Acho que os europeus foram na onda da retoma do q3 do fed dos usa, esquecem-se é que na europa temos a alemanha que é actualmente contra medidas fortes por parte do BCE no que toca a politica monetária. Infelizmente acho que quinta-feira será um ponto de viragem negativamente, o BCE não vai anunciar nada pudendo apenas diminuir a taxa directora para 0,50% para acalmar os mercados, até dia 12 vai haver quebras é praticamente certo. Com as quebras e o aumento dos pontos do prémio de risco na divida espanhola e italiana, é provavel que o bce entre forte apartir da reunião de dia 12, que deverá ser favoravel com algumas reticencias.

Poucos têm olhado para os dados dos paises do euro, que estão a ficar cada vez mais negativos.. até parece mentira que foi anunciado que o deficit portugues derrapou 1,4% 1º semestre!! +tempo significa + dinheiro (na optica do mercado). Se optarem pela outra via: + austeridade significa menor procura interna.. menor consumo.. menor receita das empresas do psi20 que têm grande parte das suas receitas em Portugal.. etc. Acho que o indice está sobrevalorizado a curto-prazo e vai ser corrigido este mês se o BCE não activar o programa de compra de obrigações mercado secundário.

É a minha humilde opinião.

Cumprimentos,

JPCC

artista disse...

João Cardoso, os mercados não sobem sempre nem caem sempre, haverá certamente uma correção às subidas atuais. Se ela se der quando o BCP estiver a fazer um seu aumento de capital isso parece-me que será uma mera coincidência. Se reparares o BCP tem estado a cair (embora ligeiramente) e o mercado tem estado a subir...

De qualquer forma não me parece sequer importante esse dado, pelo menos na minha forma de olhar para os mercados, eu olho para o gráfico, o resto pouco me interessa. Se o gráfico mostra força, eu entro, o ideal seria esquecer completamente tudo, embora nem sempre isso seja 100% possível! :)

artista disse...

JPCC, não faço a mínima idéia se vai voltar a quebrar os 4900 pontos. Eu usa a AT, olho para os gráficos, tanto quanto possível esqueço tudo o resto... é nisso que acredito, é a forma em que me sinto mais confortável a negociar, é assim que me tenho dado bem nos mercados...

Já agora, se reparares, todas as inversões se deram em períodos em que ninguém acreditava nelas, porque as economias estavam de rastos (no caso das inversões de Bear para Bull), ou porque as economias estavam pujantes (nas inversões de Bull para bear)! Não estou a dizer com certeza que já invertemos, mas há sinais técnicos de força e não será o estado da economia que será um mau indicador, antes pelo contrário... os mercados antecipam a evolução económica, não andam a reboque da mesma! :)

Abraço

Anónimo disse...

Caro artista ainda não conhecia o blog. Vim pelo link do Caldeirão da Bolsa. Tá mt bom, é para acompanhar.

Bons investimentos.

artista disse...

Obrigado Thelocalguide...