sábado, 17 de novembro de 2012

Psi20 - Atingido por uma pedra da calçada...

O índice português parece ter sido atingido por uma pedra da calçada, uma das muitas que foram arremessadas aos polícias, em frente à Assembleia da República. E o resultado foi para já uma quebra de um suporte importante de curto prazo, os 5200 pontos. O mercado português parecia já ter enfraquecido nas últimas sessões, ainda assim até se tinha aguentado relativamente bem, tendo em conta as quedas que alguns índices da Europa apresentavam, mas nas duas últimas sessões da semana, sobretudo na sexta-feira, acabou por cair com alguma violência, não evitando a quebra do referido suporte.


Agora o índice tem ainda os 4900/5000 pontos como um suporte importante, na minha opinião, bastante importante até. Convém não esquecer que temos de esperar tudo dos mercados, logo até pode acontecer que os mercados nos surpreendam e tenham já atingido o seu fundo. De qualquer forma não é isso que nos deve orientar, é importante perceber que o meu objetivo não é o de comprar mais barato, mas sim o de comprar para vender mais caro. Desta forma eu procuro sinais de força nos mercados, ou em títulos, não me interessa se compro mais caro ou mais barato, interessa-me comprar quando um título está a subir.

Caso o índice venha a atingir os 4900 pontos, espero que possa reagir e manter-se acima deste nível. Depois temos os 4700 pontos e os 4400 pontos, mínimos relativos de mais de 15 anos! Quando digo que espero que possa reagir, não é porque acredite que isso deverá acontecer, mas antes porque mais quedas no mercado significam piores condições económicas no futuro próximo do país, que já estão na situação em que todos infelizmente conhecemos.

Já vinha reduzindo algumas posições, ontem fiquei 100% líquido ao fechar a posição que tinha na PT e uma mais pequena que tinha na EDP. Em ambos os casos fechei as posições antes de atingidos os stops que tinha definido, ainda assim os dois são relativamente diferentes. No caso da PT já tinha decidido alterar o stop dos 3.60 para os 3.68, uma vez que o título corrigiu várias vezes até aos 3.70, reforçando a importância desse nível, e dando claras indicações de que, caso esse suporte fosse quebrado o título ficaria em situação muito delicada. No caso da EDP fechei apenas por causa da fragilidade do mercado, ainda assim penso que poderá fazer algum sentido manter a posição e esperar por uma eventual recuperação, nem que seja apenas até aos 2,00/2,05€.

Bons negócios