domingo, 30 de setembro de 2012

Psi20 - Correção técnica ou algo mais?


Na semana passada estava convicto de que o mercado caminhava para atacar a importante resistência dos 5700 pontos. Mas o mercado não conseguiu subir acima do topo anterior e iniciou um movimento de correção. Referia que uma quebra da zona dos 5260 pontos seria um primeiro sinal de alguma preocupação, isso acabou por acontecer a meio da semana com um "gap down" com alguma violência. Quebrou também uma linha de suporte que vinha já desde finais de Julho, desde os mínimos quase históricos (teremos de recuar à década de 90 para vermos valores desta ordem)!



Há que ter alguma cautela nestas circunstâncias, na minha opinião o mercado mantêm-se com sinais positivos de médio prazo enquanto se mantiver acima dos 4950 pontos, mas não nos podemos esquecer que não está muito acima dos mínimos de muitos anos e está longe de estar numa fase bull. No curto prazo existem alguns suportes (5170 e 5100) mas que considero, pelo menos para já, pouco importantes.  Podem vir a tornar-se bem mais relevantes se o índice inverter nessa zona. 

Eu reduzi significativamente as minhas posições no mercado, mas há situações técnicas muito diferentes nos títulos da praça portuguesa. Na minha opinião deverão ser mantidas as estratégias definidas em cada caso, dependendo dos títulos em causa. 

Boa semana, bons negócios!

Sem comentários: